domingo, 2 de outubro de 2016

ERA DORIANA

montagem: João Alves
Eleitores e eleitoras, depois da ressaca eleitoral: 

- Sejam bem-vindos a Era Doriana em São Paulo!

Depositemos confortavelmente nossos suéteres nos ombros e façamos um passeio histórico. A Era Doriana, por incrível que pareça tem suas raízes na Era Napoleônica – olha só que Glória! Tudo começa quando Napoleão III resolve oferecer uma recompensa para quem conseguisse um substituto barato para a manteiga. Esse substituto seria para o consumo das classes mais baixas. Lógico que, mais que rapidamente, os químicos, por amor a ciência que recompensa, conseguiram, através de misturas químicas e processos de hidrogenação, achar uma coisa que não era manteiga, mas que convencia! Tinha um sabor parecido, mas não era. Satisfatório para ser apreciado por pobres! Sempre é possível inventar algo sem sabor numa boa embalagem para enganar a fome. E assim inventou-se a margarina.

Vocês podem se assustar num primeiro momento. Mas confiem! E obviamente, esse negócio da Margarina e Era Doriana é apenas uma coincidência (PITTA, Celso). Na terra da CPI da merenda já aprendemos que comer demais faz tão mal quanto comer de menos (KASSAB, Gilberto)! Por falar nisso: tudo será um chuchu! Iremos crescer para chuchu! Se preparem para um governo que vai ser um chuchuzinho (ALCKMIN, Geraldo). Roubamos, mas fazemos (BARROS, Adhemar).  Então, relaxa e goza (MATARAZZO, Marta), porque pior do que está não fica (TIRIRICA)! O importante é estuprar, mas não matar  (MALUF, Paulo) e aqui neste Estado sabemos muito bem como fazer isso. Nossas bandeiras que o digam! Sabemos usufruir do momento que estamos no alto (CARDOSO, Fernando H.). Fingimos que funciona (SERRA, José) diante das câmeras. A partir de agora não haverá mais lei de compensação, haverá leis de execução (DÓRIA JR, João). Não adianta trazer ovos! Atira para ver! (COVAS, Mário).

São Paulo não pode parar. Fé em Deus e pé na tábua (BARROS, Ademar). 

Sem escorregar na Era Doriana. Mas, qualquer coisa, saibam que a margarina - sem sal - está aí e a gente pode fazer um último tango em São Paulo.


___________________________________________________________________________

NOTAS
1.     “É obviamente apenas uma coincidência” – Celso Pitta sobre as ligações de sua mulher Nicéia e parentes de Paulo Maluf com os fornecedores de frango para a prefeitura.
2.     “Comer demais faz tão mal quanto comer de menos”- Gilberto Kassab justificando a diminuição de refeições nas creches.
3.     Meu mote vai ser: 'O Brasil vai crescer pra chuchu', 'Nós vamos ter emprego pra chuchu', 'Vai ser um governo que é um chuchuzinho'.” – Geraldo Alckmin usando o apelido para dizer como seria o seu governo federal durante campanha.
4.     “Rouba, mas faz” – bordão dos defensores de Adhemar de Barros
5.     “relaxa e goza”- Marta Suplicy enquanto ministra do turismo sobre a crise aérea.
6.     “Pior que está não fica” – Bordão de campanha do Deputado Tiririca.
7.     “Se está com desejo, estupra, mas não mata” – Paulo Maluf aconselhando estupradores durante a campanha eleitoral de 1992.
8.     “Usufrua bem deste momento em que você está no alto”. Fernando Henrique Cardoso aconselhando a governadora do Maranhão Roseana Sarney em 2001.
9.     "Finge que funciona!" José Serra enquanto prefeito de São Paulo, referindo-se ao medidor de pressão arterial que não funcionava, quando uma enfermeira de um novo posto de saúde que ele inaugurava tentava medir sua pressão frente as câmeras.
10.  “Não há lei de compensação, há lei de execução” – João Dória Junior motivando empresários.
11.  “Você trouxe o ovo? Atire em mim pra ver!”- Mario Covas enquanto governador do estado desafiando o manifestante Edi Paraizo que havia jogado ovo em José Serra na semana anterior.
12.  “Fé em Deus e pé na Tábua” – bordão de campanha de Adhemar de Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário