quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

HISTÓRIAS DO SR P: Indisciplina

O Sr P acha as conversas com o coordenador semelhantes aos diálogos de uma peça de teatro do absurdo. Outro dia ele ouviu o seguinte diálogo entre um colega seu e o coordenador:
- Professor, temos que resolver o problema da indisciplina.
- Mas não vejo nenhum problema nisso.
- Professor! Estamos aqui para educar os seres sociais de amanhã. Sem disciplina ninguém pode conviver num ambiente de trabalho. Precisamos ensinar os nossos alunos a obedecerem regras.
- Normalmente eu realoco os alunos que estão aprontando para uma outra função na sala de aula. Tinha um que não queria nada com nada. Quando eu o coloquei na função de meu assistente ele começou a prestar mais atenção nas aulas.
- Isso não resolve. Você está construindo uma ideologia da privilégio. Ele não foi punido pelo desvio que teve, ele foi colocado em um posto de mérito. Precisamos dar um jeito na indisciplina, mas não condecorando os indisciplinados.
- Tá certo. Vou colocar os bagunceiros para fora da sala. 
- Não professor. Isso não pode. Se eles ficam no corredor eles vão incomodar as outras salas. E também, se chega um supervisor, ele vai querer saber o que a criança está fazendo fora da sala. 
- Tá. Então, eu vou enviá-los para a sua sala. 
- De jeito nenhum. Há muita demanda de trabalho em minha sala. Uma criança lá não iria ajudar em nada. Eu não teria tempo de dar atenção à ela, tenho muitos papéis a serem preenchido. 
- Então, vou começar a contatar os pais destes alunos para conversar. 
- Os pais não gostam de ser incomodados. Eles se irritam bastante em ter que largar suas obrigações e lazeres para virem até a escola conversar.
- O problema é com uns dois que bagunçam e que levam o resto de carona. Se a gente expulsar esses, o problema é cortado na raiz. 
- Não. Desistir de uma criança jamais. 
- Não sei o que fazer então.
- Simples! Temos que resolver a indisciplina.

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